5 motivos para frequentar as bibliotecas

Acho que qualquer coisa que eu possa falar pode (e deve!) ser considerada imparcial, por motivos de: sou bibliotecária, lógico! Mas por isso (talvez principalmente POR ISSO) eu sei o que estou falando – Acredita na tia, porque ela iria mentir para você?”

Ao invés de dar mil e um motivos para que você olhe essa instituição com outros olhos, vou começar com 5, para não assustar muito 😉

1. Conhecer novos títulos

Você sabia que a biblioteca é organizada de forma que os livros do mesmo assunto fiquem sempre juntos? A classificação que utilizamos para guardar os livros nas estantes (salvas raras exceções) serve para isso. Se você gosta muito de literatura americana, por exemplo, saiba que todos os autores americanos estarão na mesma seção. Na minha biblioteca, por exemplo, ficam no código 820 (73).
Então, quando for na estante buscar um livro que você gosta, aproveite para dar uma olhadinha no entorno; são vários livros para serem folheados, e sua próxima leitura favorita pode estar esperando ali do lado – e você ainda nem a descobriu 😉

Motivos para frequentar a biblioteca
Só nessa prateleira: Moby Dick; contos do Edgar A. Poe; Vampiro Armand, da Anne Rice

2. Ler DE GRAÇA!

A grana às vezes tá curta; você chora e sofre porque quer conhecer um novo autor, ler um certo livro ou gênero, e não tá podendo (ai meus tempos de estudante, em que não podia NADA DE NADA, em termos financeiros – ou estava gastando com reuniões etílicas pós-aulas e depois chorava o dinheiro bebido 😛 ).

Solução: Biblioteca, na cabeça! As bibliotecas geralmente não cobram para fazer o cadastro de empréstimo – às vezes só o preço de custo da carteirinha – e você já pode sair com os livros embaixo do braço na primeira visita. Tá sem grana? Passa na biblioteca! Dá para se divertir folheando os livros, conhecendo novos autores -(vide o item um aí em cima), lendo na própria biblioteca

Um monte de livro bom pra gente se divertir *_*

  
               

 

3. Se atualizar

Grande parte das bibliotecas oferece para leitura as revistas mensais e os jornais diários. Ok, em época de internet, isso tem relevância? Tem sim! Primeiro que não é todo mundo que é “nascido digital” e que sabe achar conteúdo fácil na internet. Segundo porque, às vezes, você está no site da sua revista favorita, ou jornal, e dá de cara com um conteúdo restrito: só para assinantes ou na revista impressa. A maior parte das vezes a gente ignora e esquece isso, mas tem dias que coça no cérebro querer ler AQUELA reportagem. Terceiro, você pode simplesmente preferir a revista em papel, oras! Se for seu caminho, passa na biblioteca. Se eles tiverem sua revista lá, PIMBA! 😉 Fora que ela pode ter revistas que você não conhece, jornais que você não costuma comprar, e que você descobre que nasceram para serem lidos por você (own, que amor!)

ca9c1-img_20151021_212350
Olha quanta revista, de atualidades, fotografia.. prontas para você ler – e de graça!

4. Passear e conhecer pessoas

Hoje é tão simples, né? A gente pega o mouse, compra uma penca de livros, e manda eles chegarem na sua casa. Você não precisa pedir para ninguém, nem ao vivo, nem por telefone. Você os lê e escreve resenhas na internet. No máximo você discute em um fórum, e curte com um like no facebook. Eu acho isso muito legal, uma evolução! Mas… tem o dia que a gente percebe que o mais longe que andamos foi ir até a sala pegar o Kindle que esquecemos lá; ou que a última pessoa com quem falamos foi o caixa do supermercado.
Levanta a bunda da cadeira, dá uma volta, e passa na biblioteca! Claro que a maioria passa nas livrarias, que é “quase a mesma coisa” (WHAT???), mas pensa assim: na biblioteca você também sai com livros, e nem paga por eles 😉 Vale o passeio para chegar até lá… e sempre tem alguém na mesma seção que você disposto a dar uma dica do que tá lendo. Combina com um(a) colega para dar uma passadinha e colocar o papo em dia; muitas bibliotecas têm hoje lanchonetes e/ou espaços informais onde a conversa é bem vinda – sem atrapalhar os coleguinhas estudiosos.

5. Fazer valer o seu dinheiro (e de seus pais, colegas, namorada…)

Você lembra que é o dinheiro dos seus impostos que paga o acervo, a manutenção, os funcionários, o prédio, da biblioteca pública? Se houver uma perto de você, visite! Provavelmente é parte do seu dinheiro, e de todos que você conhece, que está pagando por isso. Dê opiniões sobre o acervo, coloque sugestões nas caixinhas próprias para isso, converse com os bibliotecários e funcionários. Você está pagando para o local funcionar, e tem direito de opinar e participar dele também. Pegar livro emprestado é simplesmente emprestar algo que você ajudou a pagar 🙂 – e se a biblioteca for particular, como a de uma faculdade, MAIS AINDA foi você quem pagou por aquele livro 😉

Os post sobre biblioteca estarão sempre por aqui – por motivos óbvios, são um assunto que eu adoro. Pretendo fazer uma série deles, sobre dúvidas, reclamações, situações. Qualquer coisa, pode me perguntar 😉

2 comentários

  1. Wanderson, depender de governo, em determinados lugares, é de querer chorar mesmo, eu sei… mas não desiste não, procure alternativas! Eu sempre usei as bibliotecas do SESC quando morava no RJ (e o acervo deles era muito bom).

    A Biblioteca Pública daí ainda tá em reforma? Da última vez que fui aí não pude visitar. Mas encontrei isso em um site, quem sabe não ajuda?

    http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/02/26/noticiafortaleza,3212750/biblioteca-publica-sera-reformada-confira-alternativas-para-leitores.shtml

    Abraços!

    Curtir

  2. Aqui em Fortaleza não tem biblioteca pública e a universidade em que curso Letras é estadual, então o governo não tem interesse em melhorar o acervo. Sinto-me muito triste!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s