10 promessas de ano novo (que eu não devo cumprir)

10 coisas fáceis de prometer, mas muito difíceis de cumprir

(e duas que eu VOU CUMPRIR de qualquer jeito)

Das famigeradas promessas de ano novo, algumas que constam na minha lista – e de mais algumas pessoas pelo Brasil-il-il, com certeza. É muito mais fácil fazê-las que cumpri-las.

 10 promessas de ano novo (que eu não devo cumprir)

1. Passar menos tempo no Instagram

Eu não tenho redes sociais, porque a) Facebook para mim sempre foi um gatilho para apurrinhações e gente que não fala comigo fuxicando minha vida e b) mesmo assim, sou viciada em redes sociais. Então não tenho pinterest, twitter, facebook. Mas instagram eu tenho. E passo O DIA pendurada nela, se deixar. É só dar mole. Ainda bem que no trabalho a rede não permite, e meu 3G lá dentro quase não pega. Mas tô de férias. E passo o dia com o celular na mão… cadê tudo o que eu falei que ia fazer, Sem or?

2. Não mexer em telas 30 minutos antes de ir para a cama – e nem NA CAMA

Faz parte de todos os estudos que li e de tudo em que “acredito”. Sei que a luminosidade das telinhas faz nosso cérebro ligar o botão de “estamos todos acordados”, e preciso de boas noites de sono. Mas, como o celular é meu despertador, e por isso está sempre pertinho, é difícil não dar aquela olhada básica nos instagram de pit bulls fofos e de motivação para estudos que eu sigo. Os de livros eu nem olho nessas horas, senão é aí que eu não durmo mesmo!

3. Não vou comer “só mais aquele pedacinho”

Adoro. Comer é um dos prazeres da minha vida (na verdade, tenho muitos prazeres na vida, é quase um hedonismo, rsrsrs). E cozinhar também. Ou seja, uni o inútil ao desagradável. Hoje eu estou tentando aprender a fazer “meia receita” de tudo – moramos só eu e meu marido, e ele não é fã de doces. Ou seja, se eu fizer uma receita inteira de pavê, que serve 8 pessoas… eu vou me servir 8 vezes 😛

4. Dormir mais cedo

Eita, que essa é complicada. Quando meu trabalho não tinha horário fixo (fosse como bolsista do mestrado, seja como professora), eu ia dormir, quase invariavelmente depois da meia noite. Arrumei um emprego fixo, pensei “vamos mudar esses hábitos, né?”… e meu horário era até às 22:45. Pronto, ferrou. Agora que meu horário vai ser o de gente normal e careta (de 08 às 18), veremos se agora consigo empacotar na cama por volta das 22. VEREMOS. … (pq será que eu não acredito nisso?)

5. Acordar mais cedo

Esse vai ser obrigação mesmo. Para estar no trabalho às 8, preciso sair de casa por volta das 7:15. Então vou ter que acordar cedo. Não que isso não seja normal para mim; o problema é que eu sempre dormi tarde, e sempre acordei cedo, o que me faz dormir menos do que eu preciso. E passar a tarde cochilando sentada na cadeira do trabalho (minha chefe não lê isso não, né?)

6. Fazer exercícios todos os dias

Ééeééé. Issaí que você leu. Eu já tive épocas de muita atividade, e passei nos últimos tempos por épocas de muito sedentarismo. Quer dizer, eu sempre andei muito (por necessidade, de morar no fim do mundo, e porque sempre gostei de andar), mas exercícios, EXERCÍCIOS mesmo… nhé. Me faz gastar um tempo que não tinha – e não tenho. Mas eu sei, eu sei, é importante. E não estou ficando mais jovem com os anos, não sou o Brad Pitt lá no filme do bebê-velho. Então, DIS-CI-PLI-NA!!!. (RÁ, essa eu quero ver!!)

7. Não comprar (mais) material de papelaria

Gentes, isso é sério. Eu passei os último dois anos lendo e me identificando com correntes budistas e minimalistas, diminuindo a quantidade de coisas (inúteis) que tenho e que acumulo – e me sinto muito bem com isso. Mas PAPELARIA, eis a palavra amaldiçoada. Minha casa sempre pareceu uma filial da Casa Cruz (alôu pessoas do RJ, tamos juntos!). E esse ano eu já caí nas garras da Kalunga, de novo. Mas gentes, por mais que eu use, eu NÃO PRECISO de 5 canetas pretas idênticas por vez, porque eu só escrevo com UMA MÃO. Então porque não ter apenas UMA caneta de cada, e comprar outra quando estiver no final?

PORQUE É FOFO, E EU ADORO COMPRAR UM MONTE DE CANETAS COLORIDAS!!!

E essas são só dos últimos 20 dias 😛

8. Não comprar livros antes de ler os que tenho em casa

Eita. Não preciso dizer, né? Esforço hercúleo.

9. Não deixar para a última hora

Hehe. Brasileira, né? Vocês entendem. Passei os últimos 8 meses sem conseguir escrever nada da dissertação, mas quando a orientadora apertou, escrevi 50 páginas em dez dias. Sempre foi assim. Meu projeto de mestrado eu escrevi em dois dias, e recebeu a melhor nota daquele ano. Isso é bonito? Claro que não. E o fato de “funcionar” não diz nada. Me põe com os nervos em frangalhos. Seria bom aprender a fazer diferente esse ano. Planejar e cumprir.

10. Meditar

Que me faz um bem danado, eu sei que faz. Já tive a experiência de conseguir meditar por mais de mês, todos os dias, seguidamente, e a vida muda, literalmente. Muito mais centrada, mais concentrada. Inacreditável. Mas é difícil, uma briga. É só sentar, respirar fundo e fechar os olhos, que tudo aquilo em que eu NÃO queria estar pensando vem. De uma vez, como uma porrada. Depois de um tempo, fica mais fácil; mas o início é sempre complicado. E se é de manhã, assim que eu acordo, eu cochilo ao invés de meditar (hihihi!). Mas eu preciso arrumar coragem para me enfrentar nisso, porque eu sei que saio ganhando, sempre.

E as duas promessas que não posso deixar de cumprir:

1. Terminar o mestrado

Isso é sem discussão. Defesa no máximo em maio, e é isso aí. Vou terminar o ano “Mestra”!

2. Não fumar esse ano

Esse é o único da lista que eu realmente, realmente pretendo cumprir. Depois de ANOS fumando, e quando digo ANOS pode colocar aí metade da minha vida, estou sem cigarro desde agosto do ano passado. E eu sei que é só dar mole (“só unzinho, porque estou bebendo hoje”) vira uma carteira inteira a cada dois dias, de novo. Eu já não sou uma mocinha, o corpo não recupera mais como antes; então é bom aproveitar que o tempo fumando não ferrou tudo (ainda) e parar por aqui, não?

2 comentários

  1. hahahahahaushdiahsh
    to rindo aqui porque minhas metas são iguais as suas (1 a 10)e eu realmente sei que não vou cumprir >_< fazer o que hahaha beijos ;**

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s