Eu não terei vida suficiente para ler tudo que quero

#prontofalei.

Sei que, cedo ou tarde, é o tipo de pensamento que passa pela cabeça de todos os leitores vorazes, de todos que realmente gostam de mergulhar em livros.

Não dá tempo, simples assim.

Mesmo que tenhamos outras vidas (ou não; não vou discutir crenças religiosas aqui, falou?), a gente não lembra delas. Não dá pra dividir “Esses títulos eu vou ler nessa vida, esses outras aqui eu leio na vida que vem”. Num rola, não é assim.

Então ocasionalmente me dói a percepção de que, mesmo que eu ganhasse na mega sena e me aposentasse agora, talvez continuasse sem ter como ler tudo que eu quero. Imagina trabalhando dez horas por dia e ainda tendo que estudar!

Cada vez que eu descubro um autor que parece ótimo (e ele escreveu, sei lá, vinte livros); que eu cismo com um gênero (acontece ocasionalmente – ler só terror por um tempo, ou só sci-fi, ou só chick lit); que eu quero estudar a fundo alguma disciplina; me bate a consciência de que NÃO DÁ TEMPO!.

Oh gosh…

Acho que toda essa guerra é porque estou aqui, ao lado da minha estante, vendo tuuuudo que ainda quero ler, estudar e desenvolver…. e que alguns blogs que leio indicaram alguns autores que eu PRECISO ler – e que quase tudo eu não encontro para comprar (felizmente) MAS, muito importante, tem na biblioteca pública do Paraná.

Foto da área de leitura da Biblioteca Pública do Paraná
Biblioteca Pública do Paraná. O Céu. Ou o inferno, dependendo do ponto de vista…
Nunca a noção da mortalidade me dói tanto como quando se refere aos livros que não lerei 😛

PS. Me lembra Borges: que o Paraíso seja uma espécie de biblioteca. Por favor, que tenha todos esses títulos que vou ter que deixar para depois ^.^

Um comentário

  1. Esse ano, mais do que nunca, isso tem me feito refletir bastante, e devido a isso parei de me sentir mal em abandonar uma leitura ruim e ir atrás de ler o que quero e gosto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s