Capa do livro Longe do Brasil, de Lévi-Strauss

Longe do Brasil, Claude Lévi-Strauss

Capa do livro Longe do Brasil, de Lévi-StraussTítulo: Longe do Brasil

Autor: Claude Lévi-Strauss

Editora: Unesp

Páginas:  71 p., algumas fotografias

Ano: 2011

Formato da leitura: Livro físico

Resumo: “O Brasil representa a experiência mais importante da minha vida, ao mesmo tempo pelo distanciamento e contraste, mas também porque determinou a minha carreira” – Claude Lévi-Strauss. Com prefácio de Eduardo Viveiros de Castro, Longe do Brasil traz a público entrevista em que Lévi-Strauss reflete sobre a presença brasileira em sua obra.

Opinião: Um dos livros comprados esse ano, na loucura da promoção da Ed. Unesp, é um título curto e rápido de ler, começado e terminado em cerca de 30 minutos de viagem de ônibus. Rápido de ler, mas não tão rápido de digerir – são muitas as reflexões decorrentes, ideias de outras coisas a pesquisar, links, nomes de outros pesquisadores que preciso conhecer… o que me fez ir adiando sua leitura.

O livrinho é, na verdade, uma entrevista publicada no jornal Le Monde em 2005. Lévi-Strauss foi um dos mais conhecidos antropólogos (etnólogo, como chama a tradição francesa) do mundo, e viveu no Brasil entre os anos de 1936 e 1939; visitou comunidades indígenas afastadas e também observou a cidade de São Paulo em seu crescimento.

Mais interessante que a entrevista em si – que na realidade é uma simples entrevista para um jornal comercial (por melhor que o jornal seja) – é o prefácio introdutório. Castro contextualiza a entrevista no tempo-espaço e na obra do autor, apontando o impacto de sua vivência brasileira em sua obra (positiva e negativamente) e elencando situações pessoais que também influenciaram suas pesquisas. Ao final, ainda, uma breve biografia cronológica.

Lévi-Strauss morreu com 101 anos, lúcido, após extensa contribuição para a ciência, e debatendo e construindo até seus últimos dias.

Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s