Uma Breve História do Século XX, Geoffrey Blainey

Capa do livro Uma breve história do século XX, de Geoffrey BlaineyTítulo: Uma breve história do século XX

Autor: Geoffrey Blainey

Editora: Fundamento

Páginas:  311 p.

Ano: 2009

Formato da leitura: Livro físico

Sinopse: Mais uma vez, o autor de ‘Uma Breve História do Mundo’, Geoffrey Blainey, surpreende os leitores. Em ‘Uma Breve História do Século XX’, você vai se surpreender com uma descrição vibrante e apaixonada dos cem anos mais fascinantes da história. As duas maiores guerras, a ascensão e queda dos regimes comunistas, o maior colapso econômico já vivido, o declínio das monarquias e dos grandes impérios da Europa – tudo isso com emoção e intensidade. Nessa fantástica viagem, cada fato é exibido com exatidão e sagacidade. E cada triunfo é revelado com dinamismo e entusiasmo, como em um emocionante filme sobre o nosso passado. Um livro essencial para compreender os acontecimentos que nos trouxeram aos dias de hoje!

Opinião: Eu defino esse livro, e mais alguns outros do Blainey, como “Livro de História for Dummies“. Não, não se ofenda, não estou chamando ninguém de idiota; estou apenas fazendo alusão àquela coleção “for dummies” que é muito famosa lá fora, que explica o básico de algum assunto de uma forma que é quase impossível de não entender.

Estou escrevendo sobre ele agora por um motivo muito simples: eu tenho uma dívida com esse título. Sim, uma dívida.

Quando eu prestei vestibular para voltar para a biblioteconomia, em 2011 (a história da minha muito-muuuuito-enrolada vida acadêmica da graduação tá aqui), eu não tinha estudado o que devia para a segunda fase da UFF, essa é que é a verdade. E a segunda fase de biblio contempla Literatura, Português e História. Na época eu estava lendo esse livrinho, emprestado pelo meu irmão. Achei bem “divulgação científica para o povão”. No dia da prova eu não havia estudado nem metade do conteúdo que deveria; mas o destino resolveu me dar uma mãozinha e caiu, como questão valendo mais pontos, uma pergunta sobre a corrida espacial da guerra fria.

Só uma dica: Capítulo 18 do livro Uma Breve História do Século XX, “As naves da vingança”. O que eu aprendi obviamente não foi ali; mas foi o que refrescou as informações que eu tinha adormecidas no cerebrinho. Passei em 3º lugar no vestibular, e agradeci ao Blainey mentalmente (Valeu, cara!!).

Aos que curtem uma leitura rápida e ainda querem absorver algum conteúdo, é válido. A linguagem é simples, e ele passa pelos principais eventos do século em que nasci. Obviamente, não espere aprofundamentos; ele apenas pincela os assuntos, fazendo um apanhado das ideias e fatos que realmente marcaram a época. As primeiras revoltas do século, preparando o terreno para as grandes guerras; as guerras em si, com a depressão de 29 marcando entre elas; a guerra fria e suas consequências; um pouco dos problemas no oriente (Israel, Russia, alguns pontos sobre islamismo). Alguns mapas são colocados para ilustrar explicações, e no meio dos textos alguns quadrinhos, como post-its, ressaltando as ideias principais.

Como disse, acho válido. E tenho uma dívida com ele. É uma boa porta de entrada para você se aprofundar nos assuntos, procurando outras fontes para complementar; ou só uma leitura de não-ficção, divertida, e com um pouco de conteúdo 😀

Ah! Blainey escreveu também um título sobre a história do mundo. Você imagina o quão sucinta não é essa versão, em um livro de mais ou menos 400 páginas… e por isso, desse eu passei longe. Seria o mesmo que ver o filme depois de ler o livro: eu ia ficar o tempo inteiro apontando “faltou isso, faltou aquilo…” 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s