Rapidinhas (semi) literárias e acadêmicas

Alguns comentários de pensamentos (quase) literários do dia

p_20170127_114022
Estante de sebo ❤

– Não é que eu não esteja lendo; mas é que agora, mais do que nunca, eu estou engajada em leituras de formação. Então, daquela enorme lista com 60 títulos, mais os 17 livros que comprei no início do ano, eu devo ler… no máximo uns 5. Agora minhas listas incluem:

  • muito Bauman (amo, adoro, ele escreve tudo o que eu penso sobre a sociedade de hoje)
  • Hobsbawm (sempre quis ler, mas fui enrolando)
  • Sérgio Buarque de Hollanda, Gilberto Freyre, Caio Prado Jr. e outros historiadores/ economistas/ sociólogos brasileiros
  • Os clássicos históricos, políticos e econômicos, que eu já li por alto e preciso me aprofundar, ou que nunca tinha lido antes. Vai rolar Platão, Keyne, Hayes, Hobbes, Mill…
  • Os clássicos formadores dos pensamentos educacionais, como Bourdieu (esse eu já tô careca de ler), Piaget, Vygostky, e as chamadas “alternativas”, que basearam os sistemas de ensino na Finlândia e na Escola do Porto (eu possivelmente não pisarei em salas de aula profissionalmente, mas estou fazendo licenciatura, então é bom aprender!)
  • Livros básicos das minhas disciplinas. Por mais que a faculdade ofereça um “livro didático”, eu sou cria de federal, e fui criada à base de muita leitura complementar e xerox 😛

 

 

– Próximos livros que quero/pretendo ler (além de acabar o Gatsby e o Tigre Branco, que estão em andamento): Atlas de nuvens, Algum do Joe Hill – Nosferatu ou The Fireman, A menina que tinha dons, A chave de casa (da Levy)

Livros comprados no Sebo RJ
Livros comprados no Sebo: esses vão ter que esperar…

 

– Objetivos dos próximos cinco meses: não me perder no meio do caminho, prestar atenção à trajetória acadêmica e aproveitar bem o curso

2 comentários

  1. Eu nunca consegui seguir um cronograma de leituras (exceto leituras acadêmicas obrigatórias, cujo nome é autoexplicativo), às poucas vezes que me forcei a seguir um, as leituras não renderam nem foram prazerosas, desde então eu decido o que ler só na hora do “vamos-ver” mesmo. Aliás, Atlas de Nuvens tá aqui na estante me esperando, quando der na telha, o lerei.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s