Livros para a disciplinas Introdução ao Estudo da História

Livros sobre História: leituras (previstas) do primeiro período

Como eu já havia dito aqui, uma das condições básicas para que eu estudasse História formalmente seria minha disponibilidade de efetivamente ESTUDAR, de me dedicar ao curso. Nos cursos de humanas, a leitura é essencial. Para ficar mais fácil de me achar e para estabelecer uma meta mínima de conhecimento, decidi escolher livros que acrescentassem ao meu conhecimento acadêmico estrito (leia-se: aulas).

Estou lendo só esses? Não. Tem ainda os livros-textos das disciplinas, disponibilizados pela Universidade; e alguns textos complementares que salpico aqui e ali para esclarecer os temas.

Não necessariamente os livros apontados aqui foram os livros indicados pela minha bibliografia básica. Mas coloquei como meta pessoal ler, pelo menos, 3 livros completos para cada disciplina, e os livros que estão aqui foram recomendados por outros professores, sites especializados ou referências em textos afins.

Uma pessoa do meu trabalho, que também faz faculdade EAD, me perguntou: mas como você escolhe os livros, como você sabe qual efetivamente serve e qual que o professor recomendou é dispensável?

Olha, a resposta não é muito precisa, mas tem dois critérios básicos, ambos subjetivos; mas um é subjetivo embasado, e outro é mais “achismo”.

Primeiro, eu analiso os títulos que o professor passou, e comparo com outras ementas de disciplinas de outras instituições. Dá um tiquinho de trabalho, mas é legal quando você quer tirar uma média do que os outros cursos estão passando. Alguns livros aparecem em várias disciplinas, de outros a gente já ouviu falar. O “Apologia da História”, do Marc Bloch, é básico do básico pro curso, por exemplo.

Segundo, e mais importante: eu sou bibliotecária, né, gentes? Como bibliotecária universitária, um dos meus trabalhos é saber avaliar o livro de acordo com critérios objetivos para incluir em coleções. Eles dependem do objetivo e do programa do curso, mas em geral incluem critérios como: completude do conteúdo (livro com pesquisa extensa sobre aquele assunto), importância histórica (livro clássico da área/muito citado)… Há outros critérios, lógico, mas acho esses mais importantes na relação “muito texto X pouco tempo para ler tudo”.

Grande parte desses livros, que considerei “básicos” para as disciplinas, eu estou tentando comprar. Eu realmente funciono melhor anotando e sublinhando em papel (na faculdade eu tirava xerox, coisa que não tenho disponível nessa modalidade de curso; alguns livros saíram muito baratos, como 14, 15 reais; e ler no computador me deixa acabada de dor de cabeça em períodos mais longos – e eu já trabalho no PC, vejo aulas no PC… ler no PC também é pedir muito!).

Sem mais delongas, minha lista resumida de leituras do primeiro semestre (estou me desdobrando para dar conta, acredite… e ainda tive que deixar um monte de livros de fora!)

Sociologia da Educação:

(Nesse eu não me preocupei em incluir muitos textos, pois já estudei bastante disso no mestrado, especialmente pelas óticas de Bourdieu e Durkheim) – ambos estou lendo em .pdf

  • LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico
  • RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação

Filosofia da Educação:

  • MARCONDES, Danilo. iniciação à História da Filosofia – .pdf
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia (esse não é para ler completo, mas consultar a época filosófica/autor que possa estar estudando) – .pdf
  • MAGEE, Bryan. História da Filosofia – livro físico

Introdução ao Estudo da História

Aqui tem MUITO livro interessante, MUITO. Mas a maioria vai ter que ficar para as pesquisas e interesses de depois da graduação, definitivamente não dá tempo agora! Incluí os básicos-dos-básicos

Livros para a disciplinas Introdução ao Estudo da História

  • BLOCH, Marc. Apologis da História – livro físico
  • BURKE, Peter. A escola dos Annales 1929-1989 – .pdf
  • PROST, Antoine. Doze lições sobre a História – livro físico (está no RJ, rsrs)
  • Nova História em perspectiva, v.2 (3 artigos do livro) – livro físico)

História Antiga Ocidental

O que dizer? Estudar sobre Grécia e Roma antigas são minha diversão desde que li “O Minotauro”, do Monteiro Lobato – e eu devia ter uns 9 anos… então não incluí muitos aqui, bastante coisa eu já conhecia, mas pretendo me aprofundar em alguns pontos posteriormente

Livros usados na disciplina História Antiga Ocidental

  • FUNARI, Pedro. Grécia e Roma – livro físico
  • Alexandre, O Grande – livro físico
  • LE ROUX, Patrick. Império Romano – livro físico

História Antiga Oriental

Nesse eu conto com meu “personal educator Tabajara”, vulgo marido, que gosta de estudar o Oriente (Antigo e Contemporâneo) tanto quando eu gostava de estudar a antiguidade clássica

Livros usados na disciplina História Antiga Oriental

  • PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações – livro físico
  • ASHERI, David. O Estado Persa – livro físico
  • HOLLAND, Tom. Fogo Persa – livro físico

 

Ainda há outra lista, sendo montada e paulatinamente adquirida, com os livros “que todo historiador que se preza tem que conhecer”. Composta majoritariamente de obras clássicas de não-ficção, está me dando um tiquinho de trabalho 😛

(e ainda tem outra, de clássicos de ficção, e essa tá me fazendo arrancar os cabelos – pelo tamanho dos  calhamaços e pela falta de tempo em me concentrar neles, rsrs)

AHHH, e ainda tem a lista de filmes históricos para ver até junho 😛

Mais algum dica histórica para esse período inicial? Aceito sugestões nos comentários 😀

5 comentários

  1. História e Memória do Jacques Le Goff está na bibliografia da minha graduação, também tem muito conteúdo que serve de ponta pé para discussões históricas que se alongam para o resto do curso

    Curtir

  2. Com graduando em História acabo de anotas algumas sugestões… Fantástica seleção para entender a construção histórica da humanidade em suas especificidades e nos diferentes períodos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s