Cena do filme O Amante, baseado na obra de Marguerite Duras

O amante, Marguerite Duras

Capa do livro O amante, de Marguerite Duras

Título: O amante (L’amant)

Autor: Marguerite Duras

Editora: Círculo do Livro

Páginas:  112 p.

Ano: 1984

Formato da leitura: Livro em papel

Sinopse: Aos 70 anos, Marguerite Duras decide contar a história de sua iniciação sexual, quando adolescente, com um chinês rico de Saigon. ‘O Amante’ é constituído por fragmentos das memórias e impressões da autora sobre a jovem que fora um dia. A ligação com um homem mais velho seria decisiva na vida de Marguerite.

Opinião: Eu demorei bastante para conseguir terminar o livro, apesar de só ter 112 páginas. Sim, a linguagem é bastante poética. Dá para sentir a força adolescente na visão de mundo, especialmente nos problemas com a mãe; mas não me fisgou. Terminei de ler simplesmente porque queria levar a leitura à cabo, não por um interesse real na história.

Qual história? Simples: ela (adolescente estrangeira, sem traços orientais, com roupas chamativas e estranhas) conheceu O Chinês em uma viagem de balsa. Ele (levemente infantilizado – eu achei – em especial por causa da relação com a força paterna e raízes familiares) gamou nela, e ambos passa cerca de um ano indo para a cama, até que a francesa vai embora.

A autora não descreve romance, apesar de perceber que ela aproveitava os encontros tanto quanto ele. Na realidade, ela só percebe algum sentimento tardiamente.

O livro em si não me atraiu muito; gostei do final, porém. Sempre me pergunto quais experiências que vivo que ficarão marcadas para a vida, quais que lembrarei quando estiver já idosa… e esse final me fez pensar ainda mais nisso.

Ah! o filme eu pretendo assistir, dizem que é muito bonito e que a fotografia é um espetáculo. Veremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s