Coelho da capa de Autoridade, Jeff Vandermeer

Autoridade, Jeff VanderMeer

Capa do livro Autoridade, de Jeff Vandermeer

Título: Autoridade (Authority)

Autor: Jeff VanderMeer

Editora: Intrínseca

Páginas: 384 p.

Ano: 2015 (1ª ed. 2014)

Formato da leitura: Livro digital

Sinopse: Por décadas, tudo que se sabia sobre a misteriosa Área X era o que se recuperava das diversas expedições monitoradas pelo Comando Sul, uma agência secreta do governo. Após a problemática décima segunda expedição, John Rodrigues [Controle] é nomeado diretor e seu objetivo é tentar reorganizar a caótica agência.

Opinião: Também não foi um livro que li rápido. Até os 70%, eu fui “me arrastando”. Dali para o final, quando as coisas foram sendo explicadas (enfim!), eu li voando!

Eu realmente queria lê-lo. O primeiro livro da trilogia, Aniquilação, não explica patavinas. Inclusive, virou filme do Netflix – preciso ver para saber o que foi passado por lá, vai que me dá uma luz?

Se nesse primeiro livro acompanhamos a Bióloga para dentro da Área X, neste conhecemos Controle, recém nomeado diretor da agência responsável pela Área. Quem leu o primeiro sabe (e não é spoiler!) que a diretora anterior se aventurou pelo terreno estranho – situação inconcebível para Controle, que assumiu a bagunça.

John chegou lá por indicação da mãe, também agente (e envolta em mistérios, inclusive para o próprio personagem: com o que ou quem ela trabalha? porque tem algum poder? qual o limite de sua influência?). Ninguém parece querer colaborar com sua gestão, ninguém quer um “estranho” metendo o bedelho nos assuntos da agência.

Particularmente, e como funcionária pública (rsrs) me solidarizo com ele. É uma situação que me dá MUITO nervoso, querer trabalhar, tentar entender os mecanismos, e parte dos funcionários ficar boicotando, ou, no mínimo, não colaborando. Eu teria saído correndo (pensei isso diversas vezes durante a leitura).

O volume continua não explicando como surgiu a Área X. Continua não explicando o que se passa lá dentro. E eu continuo sem saber dizer se gostei ou não. Mas vou ter que ler o terceiro livro para saber – e faz tempo que não me sinto presa assim a uma saga literária… mesmo sem ter certeza se estou efetivamente gostando dela, rsrs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s