Amanda Lovelace com livro

As poesias de Amanda Lovalace

Capa do livro A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda LovalaceTítulo: A princesa salva a si mesma neste livro (The princess saves herself in this one)

Autor: Amanda Lovelace

Editora: Leya

Páginas:  208 p.

Ano: 2017 (1. ed. 2016)

Formato da leitura: Livro digital

Sinopse: Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes (“A princesa”, “A donzela”, “A rainha” e “Você”), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito. Acessível e de fácil compreensão, seu A princesa salva a si mesma neste livro vai tocar os corações até mesmo de quem não gosta ou não tem o hábito de ler poesia, pois aborda sentimentos comuns a qualquer ser humano, principalmente às mulheres.

Opinião: Eu havia lido o “Honey e milk” da Rupi Kaur e não achei tãaao maravilhoso como alguns falam. O estilo da Amanda é parecido: poesias sem rimas, que são mais frases com apresentação desconstruída. Mas desse eu gostei! Rsrs

Aqui ela fala de situações-chave durante nosso crescimento, como pessoas, como filhas, como mulheres: relação com a a mãe, com a família, com os relacionamentos amorosos juvenis, com a balança; tudo isso em um mundo basicamente patriarcal e machista.

É bonito, apesar de, como eu disse, ser uma poética totalmente diferente da que eu estou acostumada. Eu sinto quase como se fosse um twitter, sabe? Não é como ler Hilda Hist, por exemplo; mas também tem seu valor.

 

Capa do livro A bruxa não vai para a fogueira neste livro, de Amanda LovelaceTítulo: A bruxa não vai para a fogueira neste livro (The witch doesn’t burn in this one)

Autor: Amanda Lovelace

Editora: Leya

Páginas:  208 p.

Ano: 2018

Formato da leitura: Livro em papel

Sinopse: Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Dividido em quatro partes (“O julgamento”, “A queima”, “A tempestade de fogo” e “As cinzas”), A bruxa não vai para a fogueira neste livro é mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano – um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Opinião: Esse eu gostei mais, apesar de ele ser mais polêmico. Aqui a temática é essencialmente nossa relação de mulheres com o mundo machista, com o controle emocional e físico que a sociedade masculina ainda impõe às mulheres, conscientemente ou não.

Emprestei o livro para uma colega de trabalho, e ela tirou várias fotos para mandar para as amigas. Uma delas respondeu “mas porque ela odeia os homens??”. Primeiro pensamento: pq alguns homens tratam as mulheres como se as odiassem, mesmo que não percebam. Segundo pensamento: depois de tudo que a gente vê e ouve, eu tento não generalizar, mas se o caso dela foi ódio mesmo, não sou eu quem vou dizer que ela está errada! Mas eu não interpreto dessa forma; eu vejo como um ódio geral ao sistema patriarcal, que coloca as mulheres como objetos servis da sociedade. Ela destila sim um rancor, uma raiva, mas não é voltada para um cara ou tipo de cara… é uma análise social geral. Quando ela fala dos caras com fósforos na mão, ela está falando de tudo que já aconteceu, onde as mulheres sempre foram as bruxas.

Ok, já tem análise demais aqui, mas vocês entenderam, né? rsrs

Sim, é um livro forte. Se você for uma mulher daquelas que diz que “odeia o feminismo”, pode não gostar. Eu gostei bastante!

Se você não tem intimidade com poesia e queria começar de algum lugar, eu recomendo, viu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s