Estudando curso online

Mais uma aventura: pós-graduação à distância

E ó nóis aqui travêis!

Estou um pouco afastada dos bloguinhos, tenho tido muita coisa para pensar, muita coisa pra fazer… e é claro que eu arrumei mais uma atividade para minha não-tão-pequena lista de tarefas, né?

Eu tenho paquerado algumas pós-graduações Latu já faz um tempinho. Queria alguma coisa que agregasse, tivesse a ver com as coisas que estou trabalhando hoje; ao mesmo tempo queria algo mais abrangente, e não necessariamente no campo da Biblioteconomia. Comecei a fuçar, fuçar… e investir em uma área que já tenho paquerado: a Gestão EaD.

Por quê?

Primeiro porquê eu estou na Comissão para EaD da Universidade, e tenho sentido algumas lacunas fortes com certos tópicos. Depois, eu tenho plena convicção de que o EaD é algo do qual não podemos fugir; a tendência é que cada vez mais informações sejam passadas através de cursos à distância, e não acredito que as pessoas que trabalham com educação possam ficar de fora disso muito tempo. Em terceiro, como eu falei, queria algo para estudar, mas não queria necessariamente fechado na minha área.

Fora que eu realmente acredito na educação. Acredito que se conseguirmos fazer as pessoas se entenderem com EaD, isso vai ser uma puta ferramenta para o Interior do país, levar conhecimento para onde não dá para abrir uma Universidade, ou ao menos informações práticas, que possam melhorar a vida nos locais em que ninguém quer ir ajudar. Apesar de eu adorar um livro físico e ser levemente avessa às redes sociais, acho que o EaD fala diretamente com meus valores de vida (profundo isso, hein? meio brega, mas bastante sincero).

E como eu cheguei no curso que escolhi? Foi um pouco mais difícil do que imaginei.

1º Eu adoro a ideia do presencial, e até cheguei a catar uma assim, com aulas aos sábados… mas é uma idiossincrasia, visto que estou aqui para testar como é aprender on-line. Então taí, uma pós EaD sobre como trabalhar com EaD.

2º Levantei todas as pós-graduações on-line na área que teriam polos aqui em Curitiba. E tem uma pequena penca! Abri todas as abas no navegador para olhar uma por uma

3º Elenquei os meu fatores determinantes: primeiro, a grade curricular; depois a idoneidade da instituição; o período; e é claro, o preço.

  • sobre a grade: são radicalmente diferentes. Eu queria algo mais voltado para Gestão – como montar o curso, os fatores a serem observados, como organizar as disciplinas, como montar o conteúdo. Algumas pós eram mais voltadas à didática, e não é bem meu foco no momento (apesar de eu achar que uma pós assim complementa muito bem a de Gestão)
  • Depois de separar as três pós que se encaixavam na grade que eu queria, fui catar na internet sobre a Instituição. Não queria fazer um curso que, após um ano de esforço, não me serviria de nada. Fui nos sites especializados, de resenhas, catei blogs com ex-alunos comentando, fui no Reclame Aqui (CLARO!). Qual o coeficiente de problema que estudar ali pode me trazer? Nessa etapa, uma instituição foi sumariamente limada da disputa, pelo nível de problemas e reclamações que encontrei.
  • Das duas que sobraram: uma termina em 12 meses, mais 3 para o TCC; outra é 18 meses no todo. Parece pouca diferença, mas eu estou procurando algo que não me prenda por tanto tempo, pois tenho outras ideias acadêmicas (como fazer minha outra graduação, rsrs).
  • O preço é relativamente semelhante em todas que vi. Algumas dividem em 24X, então parece tão baratinho, né? Mas são 2 anos pagando. E eu não gosto de terminar um curso e continuar pagando ele, a não ser que seja extremamente necessário. A que eu escolhi divide pelos 12 meses de curso – cabô curso, cabô pagamentos. Fica mais pesadinho por mês, mas nada de absurdo.

4º Comecei a pensar na minha adaptação diária para estudar. Porque ainda estou no espanhol, e nem tava dando conta… agora vai ter espanhol & pós-graduação & trabalho & Minha cabeça. Sim, minha cabeça é um trabalho à parte, quase de dedicação exclusiva 😛

Eu tentando organizar meus estudos

5º Inscrição e início. Devidamente escolhida a instituição, localizado seu polo aqui na cidade, levantados os pontos relevantes, me inscrevi. As aulas começam na semana que vem, e hoje estou tentando pensar em qual vai ser minha organização básica. Caderno físico ou digital? Tenho usado o OneNote para o curso de Espanhol e estou gostando bastante. Em que horas eu vou estudar? pela manhã cedo? todos os dias?

Então é isso. Já estou inscrita, as aulas começam na semana que vem, e tudo precisa caber no dia, necessariamente. Provavelmente vai aparecer alguma coisa sobre isso por aqui, então acho justo avisar para ninguém pensar “sobre que raios essa maluca tá falando agora, gente??”

3 comentários

  1. Paulla, quando eu crescer quero ser igual a você! kkkkk
    Admiro seu modo pragmático para todas as questões que surgem. Mantenha-nos atualizados sobre esse novo curso e boa sorte! 😀

    Curtir

    • Igual a mim? Não seja doido, menino, nem eu aguento minhas loucuras, rsrs!
      Vamos ver como isso vai correr, eu não sou a pessoa mais concentrada do mundo… esse curso vai levar todo minha cota de responsabilidade por uns dois anos 😛

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s