Indicações de Podcasts

Indicações: Podcasts!

Eu tinha problemas sérios com ouvir podcast. Não tinha saco. Tentava ouvir enquanto trabalhava, e obviamente não funcionava – eu precisava me concentrar e o cérebro desligava do áudio (inclusive, quando eu preciso me concentrar, nem música com letra eu consigo ouvir, eu ouço uma lista de 4 horas de música clássica, rsrs). “Mas que cacete, não ouvi nada!”.

Em 2009 eu comecei a ouvir um dos poucos podcasts que estavam disponíveis na época, e sim, me divertia horrores (é o último nessa lista, vai ali olhar qual era). Eu passava entre 4 e 6 horas no ônibus por dia, e o pod virou companhia para essas viagens longas, quando eu não queria ler ou quando ia em pé e não tinha como segurar o livro.

O tempo passou, minha relação com os áudios esfriou (fiquem sem MP4, o spotify não cabe no meu celular, no que cabe o áudio não funciona :P).

Chega 2018. Conjunções políticas absurdas, mundo louco, raivinha da vida, descobri um podcast sobre assuntos políticos que achei um espetáculo. Esse indicou outro. E mais outro. E quando vi, tô eu de novo totalmente imersa na podosfera, acompanhando feliz uns 8 ou 9 criadores de conteúdo em áudio, maravilhosos.

Sim, todos os criadores são de tendência política de esquerda, mesmo que os assuntos não sejam “política”. Primeiro porque TODO POSICIONAMENTO É POLÍTICO, vamos parar com essa palhaçada de achar que a política não influencia as áreas da nossa vida. Segundo porque, para mim, não faz o menor sentido ouvir pessoas defendendo o atual governo, políticas de economia neoliberais ou dizendo que mudança climática não existe, se eu obviamente não concordo.

Quase todos esses podcasts têm um site, ou pelo menos uma página no Medium, onde descrevem os episódios, incluem as referências e links que foram comentados. [Quase] Todos eu acompanho pelo Spotify, mas a maioria está também em outras plataformas. O link do site está no título, seguido da descrição e de um comentariozinho 😉

Ah, e uma forma boa de buscar é pelas hashtags, como Podosfera Antifacista, Mulheres Podcasters, entre outras 🙂

As DesqualificadasBeatriz Alves e Camila Cabete, quando não estão bagunçando o mercado editorial, se reúnem com pessoas interessantes e qualificadas para discutir os mais diversos temas. Claro que tudo regado a humor, feminismo, literatura e cultura pop/nerd. Comentário: ADORO. Lokas. Inteligentíssimas. Super me divirto, mesmo nos assuntos mais sérios rolam umas risadas – e olha que assunto sério é o que elas trazem, hein? Acessibilidade, depressão, fibromialgia, lugar social da mulher…

Pistolando PodcastUm jovem mancebo catarinense de Exatas por fora e Humanas por dentro [Thiago Corrêa]. Uma quarentona carioca que estudou uma coisa com a qual não trabalha e trabalha com uma coisa que não estudou [Letícia Dáquer]. Ele tendente ao rabugento (mas é só a casca – dizem); ela com alguma alteração genética que a impede de NÃO puxar papo com tudo e todos. Ambos amantes de ciências, política, literatura. Dois poços de indignação com crendices, cretinices, filhadaputices. Começaram a pistolar juntos no podcast colaborativo dos patrões do Anticast, perceberam que se indignar em dupla é mais legal, e agora convidam os ouvintes a desmascarar bobagens, se aprofundar em temas bombantes e se irritar com quem merece. Com vocês, Pistolando. (Disclaimer: acreditamos que certas pontes devem ser queimadas, e não construídas. “Ain mas é minha opinião, respeite” não tem lugar aqui). Comentário: Esse é meu amorzinho. Inclusive, a Letícia está morando em Curitiba, é carioca “igual que nem eu”, já saímos pra comer e falar besteira. Adoro ouvir as opiniões políticas, adoro ouvir o Thiago xingando todo mundo. Os assuntos aleatórios do quadro “O bom, o mau, o feio”. Os episódios de mais de duas horas (SIM! Minha companhia para arrumar casa, preparar janta…).

Outras mamasO primeiro podcast feminista vegano do Brasil! [Thaís Goldkorn e Bárbara Miranda]. Comentário: Sim, toda a descrição é essa, mas faltou o “Uhúl!” que elas falam também, rsrs. Os temas estão sempre mais ou menos em torno de veganismo político (necessário), feminismo (super necessário) e assuntos referentes ao impacto social na mulher (imagem, aparência, posicionamento de mercado, etc) – além de política, claro. Acho uma delícia ouvir essas duas falando 🙂

Conexão feminista – Bate papos feministas entre duas amigas (e convidados eventuais!) [Heloisa e Renata]. Comentário: Ouço no soundcloud, não achei em outro lugar. Te dizer que não ouço tanto assim, mas o que eu ouvi eu curti! Esse, como o nome diz, é feminista, com pautas feministas, e assuntos feministas. Corre lá pra ouvir que vale também – só não fiz uma ligação emocional com esse como tenho com os outros, rsrs.

Fogo no parquimPodcast por Debora Baldin, Gabi Nascimento e Sabrina Fernandes discutindo política via marxismo, sem medo de ser radical, sem medo de dizer o que precisa ser dito! Comentário: Já acompanhava a Debora e a Sabrina (a magavilhosa ecossocialista do Tese Onze), e os canais “sérios” delas. O “Fogo” é o pod que elas montaram para falar o que querem sem papas na língua, sem ficar medindo palavras (e palavrões!) e é bom demais ouvir elas falando “AH, mas vai se fuder!”, rsrsrs MAAS, como é um projeto paralelo dessas pessoas muito ocupadas, a frequência não é bem exata (mas vale assinar pra ouvir sempre que sair)

Radio JacobinaRadio Jacobina, um podcast afiado em tempos de crise. Apresentamos o podcast da Revista Jacobin Brasil. Episódios quinzenais entrevistando, conversando e debatendo com os principais nomes da esquerda nacional, levando para as ondas digitais o melhor da perspectiva socialista sobre política, economia e cultura no país. Guilhotina neles! Comentário: Curto, mas não é dos favoritos. Na verdade, eu geralmente curto menos esses que são de “entidades” e instituições. Só tem 3 episódios, e o último foi em agosto – não sei se haverá continuidade… mas vale ouvir esses três. Atenção: esse, obviamente, é socialista MESMO, hein? Estejam avisados.

Grifa Podcastfeminismo fora da estante | por Isadora Attab e Isadora Szklo. Comentário: Esse é novíssimo, tem UM episódio lançado, mas já considero pacas! Acompanho a Isadora Attab há tempos (do @eagoraisadora) e quando ela lançou um podcast feminista eu obviamente fui atrás. A ideia é falar de literatura feminista, especialmente a teórica, para discutirmos, elucidarmos, elocubrarmos, e afins 😛 Primeiro episódio já é sobre a bell hooks, e TODO MUNDO devia ouvir e ler essa mulher.

Menção honrosa: NerdcastO mundo vira piada no Jovem Nerd. Comentário: Esse foi o primeiro que ouvia, quando era uma Xovem e ia de ônibus passear de Itaboraí para Maricá. Horas dando risadas com os episódios sobre Papo de maluco, Casamento e mais alguns favoritos. Sempre gostei dos de História, os de Ciência mais ou menos… Hoje em dia, já praticamente não escuto, as coisas mudaram, não cabe muito na minha vida atual – mas quando bate um saudosismo eu vou lá e pego os antigos 😛

Tem mais um povo aí, que eu escuto um episódio ou outro – mas não acompanho, então não entraram na lista. A minha ideia é começar a recomendar alguns episódios que batem com o assunto do post que eu lançar – colocar uma listinha de referências do tipo “saiba mais”.

E vocês, costumam ouvir podcasts?♫ Tem algum bom para recomendar?

2 comentários

  1. Oi Paula! Você mora em Curitiba também? Ah se não fosse a pandemia iria te convidar para um café literário, rs. Bom, tenho um podcast para indicar, se chama Calma, gente horrível! É o meu preferido. Conheci seu blog hoje e estou me deliciando com o conteúdo. Conheci pelo assunto sobre as assinaturas de livros. Ótima a sua postagem. Vou continuar explorando o blog e também as indicações de podcast. Beijos

    Curtir

    • Sim, moro em Curitiba! Doida pra essa pandemia acabar (êta tempo longo!) e POR FAVOR, me chame pra um café, minha lista de saudades de cafés e livrarias só aumenta!
      Fico feliz de você gostar das postagens, às vezes eu juro que quase ninguém lê blogs mais, rsrs!
      Se tiver instagram, me acha lá, pode ficar mais fácil de manter contato: @poha_paulla ❤
      Bjus!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s