Curtas de animação para fazer pensar

Curtas de animação para bater no cérebro na quarentena

Já aviso, ESSE NÃO É UM POST “FELIZ”. Sei que precisamos nos manter motivados nessa quarentena, Se esse é seu caso, e você só precisa de alívio momentâneo para as notícias pesadas de hoje, NÃO CONTINUE rolando a página (talvez um outro dia).

Estamos em casa, quem pode. Esse privilégio, para ajudar a achatar a curva de disseminação da doença. Desobediência civil das ordens do pior chefe de estado que já tivemos.

Como disse, não é um post feliz. Mas tem horas que eu não consigo ser “otimista”, apenas. Afinal, vamos sair dessa? Provavelmente. Com mais baixas do que deveríamos/poderíamos? Possivelmente. Mas sair dessa para que? Para voltar para onde estávamos, para tudo que esses curtas conseguem expressar tão bem em poucos minutos?

Não seria essa uma oportunidade para nós olharmos bem na cara desses estigmas e trabalhar alguma coisa para mudá-los?

A ideia dessa lista é, sim, colocar mais minhocas na sua cabeça do que as que já existem. Mas não tem como não aproveitar um momento tão transformador quanto o que estamos passando – precisamos rever as coisas SIM. Uma frase que tenho visto muito pela internet, “não dá pra querer voltar à normalidade se foi ela que trouxe até a situação onde estamos”.

Tem muita lista de filmes rolando pela internet… mas minha ideia aqui foi separar uns curtas, aqueles que dá pra gente assistir entre um call de trabalho e outra, pra quando o cérebro trava no horário de trabalho. Nada de 1,5h. Minutinhos.

Se quiser algo mais longo – documentários e mais alimentos para o cérebro – tem uma página de recomendações aqui (desatualizada, pretendo revê-la em breve).

O emprego

 

Routine – aviso de gatilho para depressão, se você não estiver bem, cuidado ao assistir

 

Curtas do Steve Cutts – eu vou deixar três aqui, mas no Canal dele você tem mais alguns à disposição. Todos na mesma pegada, todos viscerais e sinceros e doloridos. Mas assistam, sério. E mesmo que você já conheça, veja novamente, o momento está bem pedindo um pouco de consciência…

Esse primeiro da lista foi o último lançado, e assim… vejam.

 

Inclusive, esses curtas sempre me lembram um dos melhores clipes EVER, o Do The Evolution, do Pearl Jam – aqui com legendas, pra você que nunca prestou atenção na letra:

E ainda, mais um:

E outro, para nos lembrar nas mãos de quem está o poder da mudança:

Para não dizer que só trago tragédias, um respiro: o curta que levou o Oscar esse ano, bem lindinho:

 

Sei que isso aí pode te deixar triste. Mas eu espero que mais que isso, te faça repensar suas atitudes. Para que a quarentena não tenha sido em vão. Para que situações desesperadoras como essa se tornem raras (e não mais frequentes, que é o que o comportamento humano está apontando).

Seguimos. Em breve com a programação (esperançosa) normal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s