Estudar de casa e estudar EaD

Mais uma pós EAD! E comentários sobre

E ó nóis aqui travêis!! Com o mesmo assunto, mas de outra forma 🙂

Como esse blog é pessoal, ele meio que reflete o que eu tô fazendo na época. Se estou lendo mais tem mais resenhas, se estou trabalhando mais tem mais comentários sobre situações profissionais. Nesse momento pandêmico, isolada e LOUCA (sério, se tem alguém normal, me apresenta, que putz grila!), eu fui arrumar.. mais sarna para me coçar.

Em 2018 eu comecei uma pós EAD e estava super animada (quem não me conhece não sabe, mas um dos grandes prazeres que tenho é estudar!). Pensei numa série de postagens para dar uma mão para quem estuda, e mais ainda, para quem estuda em EaD, compartilhar impressões e etc. Se você voltar os posts aí, vai ver que isso não aconteceu. Primeiro porque passei períodos complicados na minha vida pessoal (me separei) e segundo porque o curso foi MUITO RUIM. Sério.

O que faz um curso EaD ruim, na minha opinião? Baixa qualidade dos vídeos. Poucas ferramentas de interação. Baixa qualidade do conteúdo que é disponibilizado. Fiquei bem “nhé”, na verdade, e terminei o curso empurrando com a barriga. O que me deixou mais puta: o curso era sobre metodologias para educação à distância, aff.

Agora, no meio do distanciamento social, eu escolhi outro curso para tentar. Agora em uma instituição mais reconhecida, com um PUTA corpo de palestrantes, uma metodologia diferente. Saber que vou fazer uma disciplina, e parte das aulas vai ser com vídeos da Angela Davis, por exemplo, é por si só motivador. Na verdade, o corpo docente das disciplinas é bem dos sonhos (para mim) tirando um ou outro para quem eu torço um pouco o nariz (quem nunca teve um professor com quem não vai com a cara?).

Mas veja: eu já passo metade do meu tempo livre lendo e vendo vídeos e resenhando sobre ciências humanas – inclusive, sobre parte dos docentes convidados da tal pós. Já estava querendo estudar alguma coisa que me levasse (mais ainda!) pro lado das humanas… se eu tenho a possibilidade e o privilégio de ainda por cima receber um certificado daqui há um tempo dizendo que fiz o que já faço… pra mim tá válido!

Acho uma boa oportunidade pra trocar umas figurinhas sobre estudo em épocas de covid-19 em EaD. Alguém aí faz? Como faz para não se perder? E manter a disciplina? E a motivação? E se organizar com o tempo para as leituras?

E mais, voltando agora à época do mestrado: pode ser uma boa oportunidade de falar um pouco sobre algumas questões práticas (esses dias minha sobrinha veio pedir meu socorro: “Tia, como é que faz resenha de artigo??”): escrita científica, levantamento bibliográfico, resumo das coisas que lê, fichamento.

Eu consegui ficar 10 MESES sem me meter em nenhum estudo formal, viu? Quase um recorde 😛

 

 

3 comentários

    • Oi Fabiana!
      É uma pós em Ciências Humanas da PUC-RS. Escolhi pq dá uma visão panorâmica de questões atuais nas áreas de sociologia, filosofia e história. A última eu fiz “para o trabalho”, mas essa é por pura diversão e satisfação pessoal mesmo, rsrsr

      E seguimos, no clube das viciadas em estudar 😛

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s