O que é escrita científica na faculdade?

What the hell é “Escrita científica”?

Para responder à questões da minha sobrinha, que está atualmente na graduação de Nutrição, fui mexer nos meus papeis de metodologia (da época do mestrado). Uma dúvida muito comum aos alunos universitários, especialmente aos mais novos e que não tiveram muito contato com normas acadêmicas e textos acadêmicos, é “mas cacete, como é que eu escrevo ‘bonito’, pra não parecer que tô falando com meu colega de sala?”

Minha graduação foi inteira baseada em artigos científicos – então a linguagem científica ficou clara para mim desde muito logo. Especialmente para cursos EaD, a forma base de passar conteúdo são os vídeos e livros produzidos sob demanda. Isso é ótimo para sintetizar, mas “afasta” o aluno da linguagem da área, sabe? [Lembrando que essa é MINHA opinião, como bibliotecária universitária, ex-professora universitária, especialista em EaD E cientista da informação – ou seja, eu tenho lá alguma base pra falar disso, viu?]. Até tem, nas referências bibliográficas, indicações dos artigos utilizados para a construção do material – mas dificilmente solicitam ao aluno que os leiam, e vamos ser sinceros, 0,001% dos discentes resolvem ler qualquer material extra que não sirva para ganhar pontos, rsrsrs

Resumidamente, para que SERVE “escrever bonito” a partir da graduação? A importância da redação científica: o objetivo do autor é convencer os leitores de seu ponto de vista, utilizando os dados para defender seu discurso. E sua principal ferramenta para tal é a escrita.

Como escrever um texto científico?
Pesquisando 798 assuntos

Para elaborar textos acadêmicos e científicos, o pesquisador é guiado por normas rígidas que estabelecem padrões de formatação (no Brasil, é comum a ABNT), e por formas de organizar ideias já consagradas em sua área de estudo – metodologias, formatos de artigos e de resumos, etc.

Quer ler mais sobre? Baixa aqui o resuminho que fiz para a disciplina de metodologia. E se for usar o que tá escrito, não esqueçam de citar, por favor – plágio é crime, viu,  coleguinhas? E eu sou MUITO BOA em encontrar sinais de plágio (em especial, do meu material! rsrsrs)

Clique para baixar: Escrita_cientifica_Paulla_Pereira

Ah, e se gostou, dá um alô aí para dizer que serviu 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s