Série de livros sobre as consequências do Coronavirus

Série Pandemia Capital, Editora Boitempo

Acho que estamos todos meio doidos nesses tempos, e lidando de duas formas principais: tentando nos manter por dentro das notícias ou tentando fugir delas. É um bombardeio de informações que deixa o cérebro fundido (como lidar com isso? recomendo fortemente o Nerdcast #719, Saúde mental na quarentena, onde dão dicas científicas valiosas de como lidar com a ansiedade provocada pelas informações).

A verdade é que é tanta coisa pra absorver que a gente não processa. Não dá tempo de tentar conectar nossos saberes com outras conjunturas e tentar pensar em soluções, ou visões de futuro, ou na análise social do que está acontecendo. Não dá. Vai me dizer que você consegue ver o número diário de mortos e pensar “Veja bem, segundo análises estatísticas…”. Ok, você pode até conseguir, mas sabe que está entre uma minoria, né?

No meio dessa bagunça, a Editora Boitempo (maravilhosa, pelamor) está lançando, em formato e-book, alguns livros voltados para a sociedade em tempos de Covid-19. Os títulos estão reunidos sob o nome Pandemia Capital, e reúnem apontamentos sob diferentes óticas de autores conhecidos nas humanas como pensadores críticos.

Porque eu recomendo esses livros? Bom, uma hora – se tudo correr minimamente bem – a pandemia vai passar. E como vamos estar como sociedade? E como lidar com as mudanças de estruturas que ocorrerão? As diferenças na relações sociais, os problemas econômicos, as mudanças psicológicas que as pessoas estão passando, e sairão transformadas (para o bem ou para o mal) ao final disso? E as próximas pandemias que virão (e elas virão)?

Esses livros servem para nos ajudar a pensar de forma sistêmica. Para desembaralhar o monte de informação desconectada que estamos recebendo. Uma luz para pensarmos por nós mesmos, enquanto lemos informações de pessoas que ESTUDAM as consequências desses diferentes fenômenos e SABEM do que estão falando.

Até agora eu adquiri 3 dessa lista – eu não tenho grana para acompanhar os lançamentos em tempo real, e isso aqui não é um publi, rsrsr. Mas os outros títulos estão no “em breve, se tudo der certo”.

[Comentários sobre a cada livro da série no próprio blog da Boitempo]

Os que já li (e recomendo) – em breve, resenha aqui no blog:

A cruel pedagogia do vírus, Boaventura de Souza Santos

Crise e Pandemia, Alysson Leandro Mascaro

Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo, Slajov Zizek

Os que ainda não li (mas estão na lista):

Reflexões sobre a peste, Giorgio Agamben

A arte da quarentena para principiantes, Christian Dunker

Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia, Angela Davis e Naomi Klein

(Re)nascer em tempos de pandemia: uma carta à Moana Mayalú, Talíria Petrone

 

Eu sei que tem dias que a gente só precisa desligar o cérebro. Mas é bom tirar um tempinho para tentar processar também – vamos precisar de toda sanidade que conseguirmos reunir quando a poeira abaixar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s