Livros lidos em 2020: balanço do ano

Balanço de 2020

Eu sei que ainda faltam 11 dias para o ano terminar, mas eu sempre curto fazer o balanço do ano um cadinho antes, com calma.

Me pergunto: o que consegui fazer esse ano? Esse ano fdp, de pandemia, isolamento social? Na teoria, muito legal, super ia dar tempo de ler, sem os deslocamentos para o trabalho e tendo que ficar em casa. Mas as pessoas precisam lembrar que SAÚDE MENTAL pesa. Não é como se “estar em casa” fosse sinônimo de “tenho cabeça pra ler”. Conheço gente que não conseguiu ler nada; eu mesma travei em alguns períodos.

MAS mesmo levando tudo isso em consideração, consegui ler bastante, mais do que nos anos anteriores. Meu motivo: ler é meu prazer, mas também minha fuga do caos do mundo.

LIVROS:

126 COMEÇADOS
112 LIDOS
12 EM ANDAMENTO
2 ABANDONADOS

Eu leio vários livros ao mesmo tempo, e não tenho dó de abandonar. Quando o livro é muito ruim, ou não está no meu momento, eu largo mermo. A vida é curta e tem bibliotecas inteiras de livros que me interessam por aí! Os livros em andamento são os que comecei, não terminei (por diversos motivos), mas pretendo terminar em breve. Ah, a lista (quase) completa dos livros do ano tá aqui.

GÊNERO DOS AUTORES

69 MULHERES
57 HOMENS

Pela primeiro ano, eu consegui ler mais autoras mulheres que homens! Felizinha! Sobre gênero na literatura, tem post aqui.

NACIONALIDADE:

18 PAÍSES: Alemanha, Bielorrúsia, Brasil, Camarões, Canadá, Chile, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Inglaterra, Israel, Japão, Martinica, Nepal, Nigéria, Noruega, Suécia.

Foram 46 títulos nacionais (um dos meus objetivos, ler mais autores daqui). Para o próximo ano, a ideia é ler ainda menos autores americanos e ingleses, e explorar América Latina e países não anglófonos.

PERÍODO:

Livro mais antigo: 1ª edição em 1940
Livro mais recente: 1ª edição em 2020

Por causa do contexto da Pandemia, eu li muita coisa escrita e lançada em 2020, como a coleção “Pandemia Capital” da Ed. Boitempo. E eu não sou muito fã dos livros véios, #prontofalei. É, eu tenho questões com os clássicos. Já coloquei e tirei vários das minhas listas, mas tem aparecido tanta coisa boa que não consigo ter vontade de ler os antigos. Veremos se no próximo ano consigo pegar algum desses.

SUPORTE:

82 LIVROS DIGITAIS
44 LIVROS FÍSICOS

Eu tenho uns 130 livros físicos em casa para ler, mas a velocidade de publicação do digital me atrai – além do fato de que tenho mania de me desfazer dos livros físicos, então dou preferência ao digital porque não ocupa espaço. Certeza que se eu tivesse acesso à bibliotecas em 2020 o número de livros físicos seria muito maior.

ESTRELAS:

25 livros com nota 5
27 livros com nota 4
20 livros com nota 3
2 livros com nota 2
52 livros sem nota (são livros que ainda não sei bem que nota irão ganhar. Alguns não terminei, outros eu preciso digerir um tempo pra perceber se merecem um 2 ou 3, um 3 ou um 4. Preciso deixar ressoar em mim.

Eu não publico aqui no site, mas costumo avaliar meus livros entre 1 (muito ruim) e 5 (excelente). Na verdade minha escala funciona assim: 1 – muito ruim; 2 – suportável; 3 – ok; 4 – talvez leria de novo; 5 – com certeza leria de novo, rsrsrs

PARA 2021, espero não ter que ler tanto. Apesar de gostar muito, só li assim pois: quarentena. Espero ler mais autoras mulheres, mais autores negros, mais autores latinos, quem sabe um clássico.

E vocês, como foram de 2020? E quais os planos pra 2021?

4 comentários

  1. Amiga, eu amei a maneira que você dividiu o seu balanço, ficou incrível! Você leu pra caramba, e to bem curiosa pra saber os livros que ganharam duas estrelas hahahah
    ps: o blog ta uma graça!♥ Ah, ali no canto onde ta “crafter” eu havia lido “crossfiter” e fiquei “meu Deus o que eu perdi?” kkkkkkkkkk

    Curtir

  2. Compartilhe a lista!!! Fiquei curiosa!!! Eu li 3 livros inteiros… e estou superrrr feliz pois há muito tempo não lia livros “fora do trabalho”…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s