Fachada da livraria Itiban Comic Shop

Itiban Comic Shop – a casa dos quadrinhos em Curitiba

Em janeiro de 2020 eu comecei a escrever um post sobre as livrarias independentes de Curitiba. A ideia era ir nas lojas que frequento, tirar fotos, escrever sobre… e então o que aconteceu? A pandemia aconteceu – na verdade é no gerúndio, está acontecendo (ESSA PORCARIA NÃO ACABOU, PELAMOR VOCÊS SE COMPORTEM, HEIN??), e acabei não podendo levar a cabo, e o post ficou encostado.

Mas sinceramente, tem hora melhor para escrever sobre as livrarias independentes que AGORA? Com tantas fechando por falta de público, pela concorrência desleal das gigantescas (tem post aqui sobre como ONDE você gasta seu dinheiro importa); tendo que se reinventar e rebolar para não demitir, para não perder o vínculo com a comunidade em que estão – e no meio de uma crise social e financeira desesperadora (quem pensar “ain, que crise” pode fechar o blog, por gentileza. Brasil de volta no mapa da fome, e alguém perguntando “que crise?” Por favor, né?).

Ah, explicação dela ser a primeira aqui: eu AMO quadrinhos. Estagiei no setor de iconografia da Biblioteca Nacional, onde HQs e Graphic Novels de todos os tipos eram guardadas mediante depósito obrigatório nacional (os livros publicados no país têm uma cópia depositada para guarda na BN) – e me escondia periodicamente para ler Neil Gaiman, Manara, Luluzinha da década de 50, Joe Sacco e afins.

Então, para começar, falar desse lugar maravilhoso, na quadra de trás do meu trabalho, e que me deixa suspirando sempre que até penso em passar na porta. Com mais de 30 anos de vida, a Itiban também vende literatura, não-ficção, jornais literários e críticos (como a Revista 451 e o Suplemento Pernambuco), mas seu forte são os quadrinhos. Mangás, graphics, muitos muitos muuuuuitos nacionais com uma ênfase linda nos artistas locais. E se você não sabe o que escolher, pode perguntar pra todo o povo que trabalha lá e conhecem o acervo como a palma da mão – inclusive a Mitie Taketani, proprietária, que sempre te atende com um sorriso e trocentas ideias . Ainda dá pra se guiar pelos recadinhos e recomendações de outros leitores, que eles deixam colados pelas estantes

Foto: Instagram @itibancomicshop

Além do acervo, há a programação cultural, que me deixa de queixo caído e querendo participar de tudo: quando não há pandemia rolam tardes de autógrafo, reuniões para debate, rodas de leitura, dias de jogos (tabuleiro, rpg, cartas). Saudades passar horas folheando e descobrindo, me encantando com tudo, puxando assunto com qualquer pessoa que entre na loja, pois: sou dessas (apesar de ser Curitiba, até que o povo que vai lá é bastante comunicativo, rsrs)

Ah, eles vendem online, aceitam encomendas, e lançaram há pouco o ItiClub (Clube de Leitura de Quadrinhos), e as reuniões têm sido online (dá pra participar de qualquer lugar, viu?)

Site: https://www.itibancomicshop.com.br/

Endereço: Av. Silva Jardim 845

Instagram: https://www.instagram.com/itibancomicshop/

E se vocês jogarem no buscador irão encontrar uma porrada de matérias, imagens e referências a essa loja que já ganhou o Troféu HQMix como melhor ponto de vendas (e sinceramente? ainda merece, de novo).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s