Quadro de luz escrito "vai com medo mesmo" numa estante de plantas

Lista de leituras e Alguém ainda faz plano pro ano seguinte??

(ps. foto do post meramente ilustrativa sobre como me sinto sobre o novo ano que tá chegando)

Se você procurar nesse não tão novo blog, vai encontrar uma mãozada de listas de livros para o ano. E como amanhã entramos em dezembro, meus dedinhos – e cérebro – já estão coçando para as minhas. O fato de eu ter listado 20 livros para leitura esse ano, ter lido mais de 160, e apenas 4 da minha lista, não parece me impedir de querer perder meu tempo fazendo mais listas que eu simplesmente não consigo respeitar (cadê o emoji do sorriso amarelo para colocar aqui?).

Então tô pensando numa forma de evitar que eu monte MAIS uma lista dessa. Sinceramente, não sei se consigo, é mais forte que eu. Já tô aqui inventando desculpas para mim mesma, como “mas e se eu fizer uma lista com os livros que sobraram dos anos anteriores?” ou “e se eu fizer uma anti-lista”? É tão automático que o esforço aqui é NÃO fazer.

E o mais interessante, eu sempre parto de princípios fortes e semelhantes: ler o que tenho em casa primeiro, ler mais mulheres, ler menos americanes… e mesmo assim, passa um mês e já descacetou tudo: já tô gastando com livros que nem vou ler na hora, me deixando influenciar pelo excesso de instagram e passando trocentos livros na frente (uns muitos que nem valem a pena, viu?), já mudei de ideia pq os livros da lista não refletem meus interesses do momento.

Então pq cacete meu cérebro não abandona a ideia? Depois dessa pandemia, posso mais que dizer: nem sabemos se vamos estar vivos amanhã, cara! Pq não posso só ir pegando os livros na estante quando dá vontade de lê-los?

(Ps. tô falando isso tudo, mas não duvido que lá pro final do mês apareça aqui a famigerada… lista para 2022; tô tentando não me julgar por antecipação)

6 comentários

  1. Por aqui eu vou tentar ler o que já está na estante. Se eu ler todos os livros que estão lá tá bom, se eu ler só um dos livros que está lá tá bom também. Nada de desafios literários, nada de metas ambiciosas. Vou só tentar seguir uma página depois da outra.

    Curtir

    • eu juro que eu tô tentando embarcar nessa, juro! tem tanto livro bom aqui… mas isso é a outra história, da influência das redes no meu hábito de consumo. Pq seguir editoras é o inferno na terra pro meu impulso consumista (para concorrer com isso, só a revista 451, mas os desejos que vêm dela eu controlo na base da planilha de indicações no excel, rsrs)

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sou ao contrário, Paulla. Tentei começar uma lista e todas fracassaram, então criei um método que mistura sorteio (e me presenteio com o inesperado) e vontade.

    Mas não sei se meu método é muito prático… Digamos que eu tenho uma lista pronta num aplicativo chamado Anki e que ele sorteia pra mim, mas quando há alguma vontade acima do sorteio, eu passo esse livro pra frente e digamos que a lista vai se formando conforme o ano passa.

    No final do ano eu tenho a lista, no Skoob, dos livros que li sem pretensão anterior… E pra minha surpresa, com raras exceções, eu sempre leio um pouco mais do que no ano anterior.

    Curtir

  3. Falou tudo. Há anos faço listas e quando vou olhar, não li quase nada dela. Esse ano só li 10 da minha lista. Os outros 23 não eram da lista inicial. A lista inicial tinha quase 50. Pq nos anos anteriores eu consegui ler entre 50 a 60. Esse não deu, faculdade judiou rsrs. Mas estou analisando se faço ou não essa lista de novo. Também comprei muito e desencalhei poucos da estante.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s